Conselheiro vai a Caçador defender a Casan da municipalização

Nos dias 02 e 03 de agosto, estivemos novamente na cidade de Caçador para cumprir nossa missão, que é defender a CASAN do processo de desmonte através da municipalização. Em outras oportunidades, realizamos várias atividades na Cidade: reunião com lideranças comunitárias e religiosas, parlamentares e solicitamos uma audiência pública que teve como encaminhamento (aprovado por 09 vereadores) a assinatura do contrato com a CASAN. Agora tudo isso não foi suficiente para que o prefeito de Caçador, Beto Comazzetto (PMDB), suspendesse o edital de licitação, levando a habilitação de três consórcios para prestar os serviços de água e esgoto na Cidade (neste momento, o processo está em fase de abertura das propostas). Diante deste quadro, não nos damos por vencidos e retornamos para a batalha novamente.

Na manhã do dia 03 de agosto realizamos uma reunião com os trabalhadores da agência de Caçador. A reunião contou com a presença do deputado estadual Valdir Cobalchini e da vereadora Glaci Aparecida Cardoso dos Santos, ambos do PMDB, que foram enfáticos ao afirmar que estão juntos na defesa da CASAN na cidade e farão o possível para ajudar no processo.

Posteriormente nos reunimos com o prefeito Beto Comazzetto que muito reclamou dos serviços prestados pela CASAN no município e afirmou não acreditar mais na direção da empresa. Segundo ele, os investimentos anunciados não são verdadeiros.

Após as manifestações, propusemos ao prefeito uma reunião com os trabalhadores da Casan para encaminhamento de uma carta compromisso em que o parlamentar se comprometesse, caso eleito, em manter a CASAN na cidade. O prefeito afirmou que participa do encontro, contudo, não se compromete e alegou que não irá acelerar o processo de propostas das empresas que participaram da licitação. Esta posição do prefeito não nos deu segurança e, diante disso, pensamos mobilizar os empresários locais.

Fomos ao encontro do presidente da Associação Comercial e Industrial de Caçador (ACIC), Henrique Basso, para expor a posição do prefeito e ressaltar que o mesmo não acredita no projeto para cidade. Nossa proposta para o presidente da ACIC foi de reunir os empresários e apresentar, novamente, o projeto detalhado a todos. Nosso compromisso é de levar os técnicos da CASAN. O presidente da associação pautará a nossa solicitação em reunião na ACIC que será realizada dia 16 de agosto. Henrique nos adiantou que nossa proposta é interessante e ressaltou que Caçador já esta perdendo muito tempo sem as obras necessárias de saneamento básico e ampliação do abastecimento de água.

Acreditamos que estes passos podem render uma nova perspectiva para CASAN e para os trabalhadores da agência.

Alertamos, em todos os contatos feitos, que se não houver evolução, nós (este conselheiro, Sindicato e a categoria) não economizaremos esforços para uma grande batalha em Caçador em defesa da CASAN pública e de qualidade. Voltaremos à cidade nos próximos dias. Juntos somos muito mais fortes!

Anúncios